Rússia

Rússia, oficialmente Federação Russa, é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17 075 400 km2, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. É também o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes. Faz fronteira com os seguintes países, de noroeste para sudeste: Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia (ambas através do exclave de Kaliningrado), Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, AzerbaijãoCazaquistãoChina, Mongólia e Coreia do Norte. Também tem fronteiras marítimas com o Japão, pelo Mar de Okhotsk, e com os Estados Unidos, pelo Estreito de Bering.

Clima

A Rússia tem diferentes zonas climáticas. Na região costeira do Mar Negro o clima é de estepe e no Norte, de tundra. São Petersburgo, os Urais e a Sibéria integram zonas sub-árticas. A maior parte do território da Rússia europeia é, no entanto, de clima continental, incluindo Moscovo, onde a temperatura média ronda os 9ºC negativos em janeiro e os 19ºC em julho. No geral, os Invernos são longos e frios e os Verões duram cerca de três meses.

Língua

A língua oficial é o russo. Fala-se ainda, consoante as regiões, o tártaro, o ucraniano, o bielorrusso, o uzbeque, o arménio, o georgiano e outras.

Moeda local/Sistema bancário

A moeda russa é o rublo, cuja taxa de câmbio atualizada pode ser obtida no sítio da internet www.bportugal.pt.
A rede ATM está amplamente difundida em Moscovo e em São Petersburgo, sendo possível efetuar levantamentos em rublos, dólares ou euros sem dificuldades de maior com os cartões bancários que correntemente circulam em Portugal. As taxas de serviço cobradas podem, porém, ser elevadas, dependendo maioritariamente dos preçários das instituições bancárias emissoras de cartões.
Vários estabelecimentos fixam os seus preços em “unidades de conta” ainda que os pagamentos sejam efetuados em rublos. O valor administrativo da “unidade de conta” tendencialmente situa-se um pouco abaixo da unidade de euro, mas acima da unidade de dólar norte-americano.
Em Moscovo e São Petersburgo existe uma ampla rede de casas de câmbio. No entanto, as notas de euro e de dólar são aceites apenas quando em perfeitas condições. A maioria dos hotéis, restaurantes e lojas maiores aceita cartões de crédito e/ou de débito.

Condições de Segurança

Desaconselham-se as deslocações à região do Cáucaso do Norte que continua a registar condições de segurança bastante instáveis.
As condições de segurança apresentam um risco elevado. A 24 de janeiro de 2011 ocorreu um atentado bombista suicida no aeroporto Domodedovo em Moscovo, que causou 35 vítimas mortais e mais de uma centena de feridos. As autoridades suspeitam que os organizadores e autores do atentado serão oriundos do Cáucaso do Norte (como foi o caso aquando do duplo atentado bombista suicida de 29 de março de 2010 em duas estações do metro de Moscovo).
Em dezembro de 2010 verificaram-se distúrbios e manifestações de natureza étnico- racial e xenófoba, tendo em primeira linha como alvo cidadãos russos do Cáucaso do Norte, e bem assim cidadãos quirguizes, uzbeques e azeris, a par de cidadãos de origem africana ou asiática. É aconselhado aos cidadãos nacionais que permaneçam alerta e adotem nas suas deslocações pela cidade uma postura preferencialmente discreta e prudente.
Dados os riscos mencionados nos parágrafos anteriores, aconselha-se os viajantes a permanecer atentos em particular no sistema de transportes, em lugares públicos e em locais de grande concentração, sobretudo em áreas onde o acesso não é controlado pelas autoridades.
Na cidade de Moscovo requerem-se as precauções próprias à circulação numa grande metrópole. Em São Petersburgo a pequena delinquência tem vindo a aumentar nos últimos anos, sendo o assalto a turistas cada vez mais frequentes. Os viajantes devem tomar especial atenção aos seus pertences nas principais áreas turísticas e nos meios de transporte público daquelas cidades. É desaconselhável andar a pé de madrugada, bem como aceitar bebidas de estranhos em locais de diversão noturna. As cidades de Moscovo e São Petersburgo registam, por vezes, crimes de motivação racial, fenómeno a que outras zonas do país também por vezes não escapam.
Alerta-se, ainda, para o aumento, nos últimos anos, do número de denúncias de esquemas de fraude pela Internet. Desaconselha-se o envio de dinheiro para interlocutores (as) com quem tenha sido travado contacto por Internet que não sejam do conhecimento pessoal e/ou de total confiança do remetente.
A perda ou o roubo de passaporte deverá ser objeto de declaração junto do posto de polícia mais próximo, antes do recurso à Secção Consular da Embaixada em Moscovo.
Aconselha-se todos os cidadãos portugueses que se desloquem à Rússia para uma estadia mais prolongada a procederem à sua inscrição consular, junto dos serviços da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Moscovo. Os viajantes temporários são, por outro lado, igualmente encorajados a inscrever-se no sítio internet do Gabinete de Emergência Consular.
O Seguro de viagem contra acidentes é obrigatório para os estrangeiros que entram na Rússia, devendo cobrir custos de assistência médica e de tratamento hospitalar de pelo menos 30.000 Euros. O seguro deve incluir assistência médica para tratamento ambulatório e de internamento, odontológico de emergência e transporte médico, bem como custos de repatriação, e ainda de roubo e furto. Não se esqueça de se fazer acompanhar da apólice de seguro de modo a permitir, em caso de necessidade, o contacto com a sua companhia de seguros.

Recomenda-se aos cidadãos nacionais que se desloquem à Federação da Rússia que observem redobrada vigilância em locais públicos, incluindo nos sistemas de transportes (metro, estações de comboios e instalações aeroportuárias), e que se mantenham atentos a orientações e recomendações de segurança que venham a ser divulgadas pelas autoridades russas.
Desaconselha-se a participação em grandes manifestações públicas, e relembra-se que na Federação da Rússia é obrigatório apresentar os documentos de identificação quando solicitado pelas autoridades.

Face à instabilidade da situação de segurança no Leste da Ucrânia, em particular nas regiões de Donetsk e Luhansk, aconselha-se que seja observada redobrada vigilância em locais públicos nas regiões de Rostov, Belgorod e Voronezh.

Transporte Aéreo

Moscovo dispõe de três aeroportos por onde se processa a maior parte do tráfego aéreo comercial internacional: Sheremeteevo, Domodedovo e Vnukovo. Em São Petersburgo existe igualmente um aeroporto. A maioria dos voos civis internos e externos na Rússia segue regras internacionais (com exceção de alguns voos “charter”). Aconselham-se os viajantes que pretendam recorrer a voos internos na Rússia ou da Rússia para países terceiros a consultar previamente a lista de companhias aéreas consideradas não seguras (e por isso proibidas de voar para os Estados-membros da União Europeia) constante no sítio Internet da DG de Transportes da Comissão Europeia (http://ec.europa.eu/transport/air-ban/list_pt.htm).

Transporte Rodoviário e Segurança Rodoviária

Para conduzir é necessária uma licença internacional de condução. A condução de um carro com matrícula estrangeira obriga à posse dos seguintes documentos: registo, seguro, carta de condução e passaporte. Recomenda-se a utilização de táxis certificados e que não deverão ser compartilhados com estranhos.

Os limites de velocidade são os seguintes: 60 km/h nas localidades, 90 km/h fora dos centros urbanos e 100 km/h nas auto-estradas.
A Rússia dispõe de uma vasta rede de estradas, mas em condições precárias fora das grandes cidades. No Inverno, as estradas apresentam mau pavimento, sendo o tráfego ainda dificultado pelo rigor do clima e a falta de cuidado de muitos condutores.

Transporte Ferroviário

Existe uma vasta rede ferroviária, cobrindo toda a extensão da parte europeia da Rússia, Sibéria e Extremo Oriente. Em viagens de comboio, os valores devem ser colocados no compartimento sob lugar/cama e deve assegurar-se de que a porta do mesmo esteja bem fechada a partir do interior.

Transporte Marítimo

Existem diversos serviços de cruzeiros no rio Volga. Os trajetos entre Moscovo e São Petersburgo e Moscovo e Astrakhan são particularmente populares. Deverão ser usados operadores de cruzeiros reconhecidos.

Alojamento

Existe uma excelente oferta de alojamento, desde residenciais a hotéis de luxo, nas grandes cidades. Fora dos centros urbanos deve ser evitado alojamento em estabelecimentos hoteleiros de categoria inferior a 3 estrelas.

Cuidados de Saúde

A água canalizada na Rússia não é potável.
Têm ocorrido surtos episódicos do vírus H1N1 nalgumas regiões russas. As autoridades sanitárias russas têm tomado prontamente medidas, não tendo sido reportado nenhum caso de infeção humana. Os surtos de hepatite A e B são frequentes.
Em qualquer circunstância, no início da viagem deverá ser contratado um seguro médico com cobertura total de eventuais tratamentos médicos e de acidentes. Existem diversas clínicas e hospitais privados, alguns dos quais internacionais, que são contudo bastante dispendiosos e onde os especialistas nem sempre falam outros idiomas. Várias farmácias funcionam 24 horas por dia nos centros urbanos.
Endereços dos principais hospitais e clínicas
– Policlínica 3: Grokholsky pereulok, 31, Moscovo – Tel. (0074)959821060
– Medincenter: GlavUpDk, Dobryninsky Pereulok, 4, Moscovo – Tel. (0074) 992371706

Telecomunicações

Existem redes de comunicações por telemóvel e possibilidade de utilizar sistema de “roaming”. No entanto, em diversas zonas é difícil a captação de sinal.

Informações Úteis

É proibido fotografar instalações militares e outros edifícios considerados sensíveis.
Na Rússia é obrigatório mostrar o documento de identificação quando solicitado pelas autoridades, pelo que os viajantes deverão andar sempre acompanhados do respetivo passaporte. Deverá igualmente dispor-se de cópia do mesmo, na eventualidade de extravio ou de retenção dos documentos pelas autoridades.
Além do seguro de saúde, recomenda-se que seja efetuado um seguro contra acidentes para cobertura de eventuais extravios ou perdas, tais como o cancelamento de voos, furtos de dinheiro e de cartões, de passaporte ou bagagem.
Aconselham-se todos os cidadãos portugueses que se desloquem à Rússia para uma estadia mais prolongada a procederem à sua inscrição consular, junto dos serviços da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Moscovo.

Embaixada de Portugal em Moscovo:
– Endereço: Botanitchesky Per. 1, 129010 Moscovo, Rússia
– Telefone: (007495) 9813410
– Fax: (007495) 9813415 / 9813416
– Correio electrónico: sconsular.moscovo@mne.pt
– Telefone de emergência (fora das horas normais de serviço e para assuntos inadiáveis): +79 653 481 328
– Website: https://www.moscovo.embaixadaportugal.mne.pt/pt/

Contactos Importantes:
Emergências: 112
Polícia: 102 ou 02
Bombeiros: 101 ou 01
Urgências: 103 ou 03

– Para assuntos relacionados com a comunicação social: https://footballcitymediacenter.com/
email: media@loc2018.com
mediarussia@fifa.org

Outros Contactos Úteis:
Em caso de necessidade poderá contactar o Gabinete de Emergência Consular (atendimento 24 horas) através dos telefones +351 21 792 97 14 ou +351 96 170 64 72 ou através do endereço de correio eletrónico gec@mne.pt .

Consulte também a informação disponível em:

Polícia de Segurança Pública – www.psp.pt

Consulado Honorário em São Petersburgo

Consulado Honorário em Nijni Novgorod – Cônsul Honorário: Acácio António Bastos Durães Ferreira

Ul. Nesterova 9, office 201

603005 Nijni Novgorod, Rússia

Telefone: + 7 831 419 8174

Email: acacio.duraes@grupogolden.com

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. A VISATEAM não poderá ser responsabilizada pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Fontes: Wikipédia | Portal das Comunidades

Última atualização: 10/06/2018