Nepal, oficialmente República Democrática Federal do Nepal, é um país asiático da região dos Himalaias. É limitado a norte pelo Tibete, região autónoma da China e a leste, sul e oeste pela Índia. É um país sem costa marítima. A sua capital é Catmandu.
No país, situa-se o Monte Everest, o ponto mais alto da terra, com 8.848 metros, na fronteira norte com a China (Tibete).
As principais cidades desta nação são, além da capital, a cidade-lago de Pokhara e Lumbini, onde nasceu Sidarta Gautama, o Buda. Têm grande importância para o turismo, sendo reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura devido ao valor histórico e por lá se encontrar um grande acervo monumental.
Clima
Clima marcado pela Monção: entre junho a setembro, com as chuvas torrenciais são comuns inundações e desabamentos de terras nas regiões montanhosas. Os meses de inverno são novembro-fevereiro, tornando impraticáveis as deslocações nas áreas mais elevadas. Consulte o site da “Nepal Meteorological Forecasting Division“ antes de viajar ou entrar em áreas mais remotas (em inglês).
Existe grande atividade sísmica em todo o país, o qual não está devidamente organizado em termos de socorro e ajuda às zonas afetadas. A National Society of Earthquake Technology – Nepal (NSET) fornece informações sobre procedimentos em caso de sismo.
Língua
Língua nepalesa, com compreensão limitada do inglês nos pontos mais turísticos.
Moeda local/Sistema bancário
Moeda local: Rupia Nepalesa (NPR).
A conversão da moeda estrangeira em moeda local pode ser realizada junto de instituições bancárias ou de cambistas. Existem máquinas multibanco na maioria das cidades e pontos turísticos.
Os principais cartões de crédito são aceites em lojas e hotéis.
Condições de Segurança
A instabilidade política e social vivida no país nos últimos anos, aconselha a que uma viagem ao Nepal seja cuidadosamente preparada e que se obtenha a priori o máximo de informação sobre a situação no país. Regra geral, a situação é calma no país, mas a instabilidade política leva a que qualquer manifestação partidária se possa degradar facilmente, ocorrendo atos de violência, sobretudo na capital Katmandu.
A precariedade das estradas leva a grandes atrasos nas viagens e cortes de abastecimento nas áreas menos centrais, sendo que a rede telefónica e de internet é ainda muito deficitária na maioria do país.
As fronteiras terrestres entre Katmandu e a Índia têm sofrido vários bloqueios, causados pela instabilidade política e de relações entre o Nepal e a Índia. As principais estradas no leste do país, abarcando o centro turístico de Pokhara e do Annapurna apresentam-se bem mais calmos e menos afetados pelo terramoto. As fronteiras terrestres com a Índia nesta zona são bastante mais pacíficas.
São recomendáveis as habituais medidas de precaução relativamente a bens pessoais. É necessário especial cuidado nas deslocações às regiões montanhosas e na escolha do respetivo guia. Apesar de se registar alguma atividade de guerrilha, com atos de violência e furtos, esta normalmente não afeta o turismo. Há que respeitar os costumes locais e códigos de vestuário.
O consumo, posse e tráfico de drogas são ilegais e estão sujeitos a sérias consequências penais.
Aconselha-se que todos os viajantes para o Nepal contactem o Gabinete de Emergência Consular (GEC) através de + 351 21 792 97 14 / 96 170 64 72 /707 20 2000 ou a Embaixada de Portugal em Nova Deli 0091 1146071001 e-mail: embassy@portugal-india.com, informando as datas e os planos de viagem, como medida de precaução.
Inscrição e Assistência Consular
Transporte Aéreo
Aeroporto Internacional: Kathmandu (Tribhuvan International Airport).
Transporte Rodoviário
Devido ao forte terramoto que abalou o Nepal no dia 25 de abril de 2015, as infraestruturas turística e de transportes foram severamente atingidas. As zonas mais afetadas rodeiam a capital Katmandu, onde a destruição foi extensa e os acessos continuam muito difíceis, já que a reconstrução tem sido dificuldade pela instabilidade política do país.
Cuidados de Saúde
A rede sanitária é muito deficiente. Os cuidados médicos ocidentais são caros, sendo normalmente exigido que o pagamento seja feito de imediato. É aconselhável a subscrição de um seguro de viagem que inclua situações de emergência, repatriamento para Portugal e resgate aéreo, se tencionar fazer montanhismo.
Não se deve ingerir água que não seja engarrafada e selada e alimentos crus. É importante ter em mente que o gelo das bebidas pode não ser de água potável. Aconselha-se, antes da partida, a realização de uma consulta médica de aconselhamento ao viajante.
Em caso de necessidade poderá recorrer, entre outros, aos seguintes serviços hospitalares:
Katmandu Model Hospital
P.O. Box 6064
Bagbazar, Katamandu
Tel.: +977.142.508.48
Medicare Hospital
Chabhil, Katmandu
Tel.: +977.144.670.67
Telecomunicações
Boa rede telefónica fixa e móvel, com exceção para as zonas de montanha.
Informações Úteis
Endereços Úteis:
http://www.tourismdepartment.gov.np/
https://www.welcomenepal.com/
Notas:
Não existe representação diplomática portuguesa no Nepal, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Nova Deli.
Secção Consular da Embaixada de Portugal em Nova Deli:
+ 91 11 46071005/6
Email: consular@portugal-india.com
Posto honorário de Portugal no Nepal / Consulado Honorário em Katmandu
P.O. Box 6156, Bijuli Bazar,
New Baneshwor, Kathmandu
Tel: + (977) 44 46 406
Fax: + (977) 44 44 445
Email: r@rkhetan.com
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:
Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. A VISATEAM não poderá ser responsabilizada pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
Fontes: Wikipédia | Portal das Comunidades
Última atualização: 23/04/2018