INFORMAÇÃO CHINA PARA NACIONAIS DE 6 PAÍSES

Desde 1 de dezembro de 2023, cidadãos de 6 países, nomeadamente França, Alemanha, Espanha, Itália, Países Baixos e Malásia, já não necessitam de visto para viajar para a China .

Esta medida, aplicável até 30 de novembro de 2024, abrange estadias turísticas, comerciais, visitas familiares e trânsito com duração máxima de 15 dias.

Nas próximas semanas, os cidadãos suíços e possivelmente belgas também poderão beneficiar desta facilidade de entrada na China .

Um mês e meio depois da entrada em vigor desta iniciativa, excecional pela sua raridade e que permitiu a entrada na China sem visto de cerca de 118 mil visitantes , o país dá alguns detalhes sobre o funcionamento desta isenção unilateral de visto .

10 perguntas e respostas sobre a isenção de visto para a China

À informação abaixo fornecida pelas autoridades chinesas, o passaporte utilizado para entrar na China sem visto não deve incluir qualquer carimbo ou visto de visita à Turquia, Iraque, Paquistão, Síria e Afeganistão . Recentemente, foi recusada a entrada de viajantes na China sem visto devido à presença de carimbos de entrada nesses países.

Se for titular de passaporte emitido por país elegível para isenção de visto mas este último possuir carimbos de entrada nestes cinco países, a sua estadia for superior a 15 dias ou a sua finalidade for diferente das razões autorizadas, deverá solicitar um visto chinês antes da sua viagem .

As pessoas elegíveis para a isenção de visto chinês têm primeiro de fazer uma declaração às embaixadas e consulados chineses antes de viajarem para a China?

  • Aqueles elegíveis para a política de isenção de visto não precisam fazê-lo.

Os motivos para viajar para a China são verificados pelos postos de fronteira chineses e como? O interessado é obrigado a apresentar documentos além do passaporte ao entrar em território chinês?

  • Os estrangeiros que se desloquem à China em negócios, viagens turísticas, visitas familiares ou amigáveis ​​ou em trânsito, e que reúnam as condições necessárias para isenção de visto, podem entrar em solo chinês mediante autorização dos postos de fronteira que teriam realizado o controlo sob a lei. Será recusada a entrada aos estrangeiros cujo objetivo de viajar para a China não cumpra os casos previstos na política de isenção de vistos, ou que estejam proibidos de entrar na China por lei, por decisão tomada pelas autoridades de controlo fronteiriço. Além disso, é recomendável levar documentos que possam justificar o objetivo da viagem: cartas-convite, passagem aérea e reserva de hotel, etc. Pessoas que viajam para a China para trabalhar, estudar ou relatar não se beneficiam da isenção de visto.

Existem condições especiais para aplicação da política de isenção de visto a menores?

  • As condições de aplicação são as mesmas para adultos e menores.

Quais são os requisitos de tipo e validade dos documentos de viagem?

  • Os estrangeiros que viajam para a China devem possuir passaporte comum válido para toda a estadia na China. Estrangeiros portadores de documentos que não sejam passaportes normais, como certificados de viagem, documentos temporários ou de emergência, não são elegíveis para a isenção de visto chinês.

Como calcular o tempo de permanência de 15 dias?

  • As pessoas elegíveis podem permanecer em solo chinês sem interrupção até às 24h00 do 15º dia a partir do dia da entrada.

É possível sair de um país diferente do país da sua nacionalidade?

  • Os elegíveis para a isenção de visto podem viajar de qualquer país (ou região) fora da China.

Esta política se aplica a meios de transporte para entrar em solo chinês que não sejam voos?

  • A isenção de visto aplica-se a todos os portos aéreos, terrestres e marítimos chineses abertos a estrangeiros (exceto conforme previsto em leis e regulamentos ou acordos bilaterais especiais). Caso o interessado utilize veículo próprio para viajar para a China, deverá cumprir os procedimentos de entrada e saída do território chinês do seu veículo, nos termos das leis e regulamentos chineses.

Os grupos de turistas podem beneficiar da política de isenção de visto?

  • Todos os estrangeiros que se qualificam para a isenção de visto, quer façam parte de um grupo de turistas ou viajem individualmente, podem beneficiar dela.

É possível solicitar a prorrogação do visto se o tempo de permanência na China for superior a 15 dias?

  • Os estrangeiros que desejam permanecer na China por mais de 15 dias devem primeiro solicitar um visto correspondente ao seu objetivo de viagem nas embaixadas ou consulados chineses. Aqueles que tenham entrado em território chinês tendo beneficiado da isenção de visto podem, caso tenham um motivo legítimo e justificado para continuar a sua estadia na China, solicitar documento de escala ou permanência junto dos gabinetes de controlo de imigração. Segurança.

A isenção de visto é válida para entradas múltiplas? Existem limites de intervalos de entrada, número de entradas e duração total da estadia?

  • A isenção de visto é válida para entradas múltiplas de pessoas elegíveis. Até ao momento, não existem restrições quanto ao número de entradas e à duração total das estadias. No entanto, importa referir que o interessado não pode praticar atividades que não cumpram o objetivo de entrada na China que anunciou para obter a isenção de visto.