Guiné Equatorial

Guiné Equatorial, oficialmente República da Guiné Equatorial, é um país da África Ocidental dividido em vários territórios descontínuos no Golfo da Guiné: um continental, Mbini (antiga colónia espanhola de Rio Muni), e outros insulares. A ilha de Bioco (antiga Fernando Pó), no norte do Golfo do Biafra, alberga a capital, Malabo; as outras ilhas são a de Ano Bom, a sul de São Tomé e Príncipe, e as ilhas Corisco, Elobey Grande e Elobey Pequeno(e ilhotas adjacentes) na baía de Corisco, ao largo do Gabão.

Clima

Equatorial com intensas chuvas, especialmente em Bioko. A temperatura média em Malabo é de 25º C. A humidade é elevada em quase todo o território.

Língua

Espanhol. O Francês é amplamente falado na Guiné Equatorial.

Moeda local/Sistema bancário

A moeda local é o franco CFA (paridade fixa com o euro). Recomenda-se estar munido de dinheiro em mão (euros ou dólares). Os cartões de crédito são raramente aceites em estabelecimentos comerciais.

Condições de Segurança

A Guiné Equatorial não é um país inseguro, detetando-se, no entanto, regularmente casos de delinquência comum, incluindo assaltos com violência em lugares públicos. Convém adotar comportamentos de precaução, em particular à noite, com especial atenção para locais de lazer. Recomenda-se evitar a utilização de táxis em horário noturno.

Na Ilha de Bioko é necessário obter permissão das autoridades para visitar algumas zonas de interesse turístico, como Vale de Moka, Ureka e Pico Basilé.

Na região continental, é exigida uma autorização para viajar por zonas turísticas do interior emitida pela Delegação Regional de Turismo ou pela Polícia Regional de Bata. Esta autorização é necessária para visitar as ilhas de Corisco e de Anonbó.

Cuidados de Saúde

A Guiné Equatorial é um dos países com maior endemismo de doenças tropicais. O paludismo encontra-se bastante disseminado, pelo que é conveniente seguir a profilaxia com o medicamento recomendado pelo médico, utilizar repelente a mosquitos e estar munido de redes mosquiteiras de viagem.

As instalações hospitalares, tanto na Ilha de Bioko como na região continental, são bastante deficientes, pelo que os viajantes deverão contratar um seguro médico válido para o estrangeiro, que cubra as despesas de uma evacuação sanitária.

É obrigatória a vacina contra a febre-amarela. Para o efeito, deve fazer-se acompanhar do boletim de vacinas.

São recomendadas as vacinas do tétano-difteria, hepatite A-B, febre tifóide e cólera, dependendo da duração da viagem e do grau de exposição que se preveja ter face às fontes de infeção.

Recomenda-se a ingestão de água engarrafada. Também se recomenda não comer verduras cruas ou frutas que não tenham sido previamente lavadas.

 

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas

Em Malabo, capital do país, situada na Ilha de Bioko, deve contactar-se o Hospital da Paz ou a Clínica Guadalupe, em caso de acidente ou doença.

Em Bata, capital da região continental, o mais recomendável é socorrer-se da Clínica da Paz. Para primeiros auxílios e despistagem de doenças tropicais, pode recorrer-se aos Centros de Saúde Maria Rafols e Maria Gay.

Informações Úteis

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro- http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Não existe legislação específica sobre relações entre pessoas do mesmo sexo mas, culturalmente, regista-se uma forte recusa da homossexualidade. A prática de relações homossexuais é considerada um escândalo público e poderá ser multada.

São também sancionadas práticas como o tráfico de imigrantes, turismo sexual, entrada ilegal, abuso parental de menores e o uso e consumo de drogas que contempla multas e penas de prisão severas.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. A VISATEAM não poderá ser responsabilizada pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Fontes: Wikipédia | Portal das Comunidades

Última atualização: 22/03/2018