Em 2023, Cuba acolheu 3,2 milhões de viajantes, número que inclui mais de 2,4 milhões de visitantes internacionais.
O Canadá (936.436 visitantes) lidera como país remetente, seguido pela Rússia (184.819 visitantes), Estados Unidos (159.032 visitantes), Espanha (89.285 visitantes), Alemanha (69.475 visitantes) e México (62.359 visitantes).
A grande maioria dos turistas internacionais deve possuir um cartão de turista (equivalente a um visto de entrada) para viajar a Cuba.
Existem dois tipos de cartão turístico para viajantes:
o cartão turístico verde: destinado a todos os viajantes, exceto aqueles vindos dos Estados Unidos;
o cartão turístico rosa: dedicado exclusivamente aos viajantes dos Estados Unidos (independentemente da nacionalidade do viajante).
O cartão turístico é válido até ser utilizado e autoriza o seu titular a permanecer até 90 dias em Cuba. É possível estender esse tempo de permanência por mais três meses no local.
É fundamental lembrar que os viajantes que visitaram Cuba desde 12 de janeiro de 2021 não são mais elegíveis para o ESTA americano e devem obter um visto para viajar aos Estados Unidos.
Nas 48 horas anteriores à chegada a Cuba, os passageiros aéreos devem registar-se no portal governamental “D’Viajeros” para obter um código QR de entrada para facilitar o processo de imigração à chegada à ilha.