Cuba-plataforma D’Viajeros

Cuba concede mais flexibilidade para o registo na plataforma D’Viajeros e para portadores de cartões de turismo antes da introdução do e-Visa.

Estas alterações, que se destinam a simplificar a burocracia e a proporcionar maior flexibilidade aos viajantes, devem ajudar a incentivar o turismo na ilha.

O registo de D’Viajeros pode ser feito dentro de 7 dias antes da chegada a Cuba

A primeira medida diz respeito, portanto, à plataforma D’Viajeros, um portal on-line criado pelo governo cubano para permitir que os visitantes se registem antes de sua chegada ao território.

Até agora, os viajantes tinham de preencher suas informações pessoais nesta plataforma, bem como seu número de e-Visa, dentro de 48 horas após a chegada de Cuba.

Desde 1 de outubro de 2024, este período foi estendido para sete dias, dando aos turistas mais flexibilidade para preparar e enviar suas informações antes de sua viagem.

Esta prorrogação do período de inscrição destina-se a tornar o processo de entrada mais conveniente para os visitantes, reduzindo a pressão administrativa que pode ser sentida no último minuto.

O segundo anúncio diz respeito aos viajantes com um cartão de turista “Tarjeta del Turista” obtido antes da introdução do visto eletrônico e não usado.

Após a criação do e-Visa, que substituiu a Tarjeta del Turista em agosto passado, foi estabelecido um prazo para 31 de dezembro de 2024 para usar mapas turísticos anteriormente emitidos.

As autoridades cubanas decidiram prorrogar esse prazo, permitindo que os portadores de cartões de turista o usem até 30 de junho de 2025.