São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um Estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 192 mil habitantes. Situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.
Clima
O clima é equatorial, com temperaturas médias anuais entre os 22º e 30º e um índice de humidade de 95%. As estações das chuvas decorrem de fevereiro a maio e de outubro a dezembro. A estação seca ocorre entre junho e setembro.
Língua
As línguas faladas são o Português e, mais incipientemente, o forro.
Moeda local/Sistema bancário
A moeda local é a Dobra.
Os cartões de crédito só são aceites em algumas unidades hoteleiras e pelo Banco Internacional de São Tomé e Príncipe para efeitos de levantamento de numerário, mas o custo é elevado.
Foi definido pelo Banco Central de São Tomé e Príncipe uma norma que prevê que todo e qualquer cidadão que deixe o país apenas pode levar consigo cinco exemplares de cada nota e/ou moeda atualmente em circulação.
Condições de Segurança
As condições de segurança são razoáveis. Os índices de criminalidade em São Tomé e Príncipe mostram-se relativamente baixos. Ainda assim, é aconselhável alguma prudência.
Alertam-se os turistas que pretenderem percorrer os trilhos assinalados de percursos exploratórios para a inerente e elevada perigosidade dos referidos caminhos, aconselhando-se toda a cautela e, em particular na Ilha do Príncipe, em nenhuma circunstância ou sob qualquer pretexto deverá ser abandonado o trajeto devidamente assinalado.
Transporte Aéreo
Aeroporto Internacional: São Tomé
Transporte Rodoviário e Segurança Rodoviária
A degradação de algumas das vias de circulação e a existência de muitas viaturas em mau estado de conservação impõe aos condutores cautelas adicionais.
Cuidados de Saúde
As infraestruturas hospitalares são limitadas e muitos medicamentos não existem.
As doenças diarreicas e as parasitoses intestinais são comuns.
Tendo-se vindo a verificar uma regressão significativa da taxa de incidência do paludismo, aconselha-se o viajante, ainda assim, a tomar as precauções adequadas: usar repelente, preferir roupas claras e dormir com mosquiteiro.
Aconselha-se a toma da vacina para a tuberculose.
É ainda, aconselhável a vacina contra a Hepatite B para longos períodos de permanência.
A vacina contra a Febre-Amarela deixou de ser obrigatória para os viajantes que se deslocam a São Tomé e Principe, à exceção dos que provêm de países da região. Em maio de 2016 foi aprovado pelas autoridades competentes um Despacho interditando a entrada no país a passageiros provindos de países onde exista o risco de transmissão de Febre-amarela, de acordo com a lista correspondente da OMS. Tais passageiros deverão munir-se, assim, de um certificado internacional de vacinação do qual conste a inoculação da vacina contra a doença, há mais de 10 dias. A inoculação para a Febre-amarela continua a integrar o programa de vacinação de São Tomé e Príncipe.
É aconselhável ter um seguro de viagem contratado no país de origem.
Confirma-se o surgimento de uma patologia ainda desconhecida que está a ser acompanhada pelas autoridades sanitárias do país, pelo que se aconselha quem se desloca a São Tomé e Príncipe a acatar todas as precauções, prévias e durante a estadia, que se recomenda sejam obtidas através de consulta ao viajante.
Telecomunicações
A rede telefónica interna e internacional funciona bem. Existem duas redes de operadores de telecomunicações (CST e Unitel).
Informações Úteis
Representação Diplomática: Embaixada de Portugal em São Tomé
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro- http://www.portaldascomunidades.mne.pt/
Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. A VISATEAM não poderá ser responsabilizada pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
Fontes: Wikipédia | Portal das Comunidades
Última atualização: 24/04/2018